Prognósticos Taça de Portugal 2021/2022

Prognósticos Taça de Portugal 2021/2022

Se estás interessado no futebol português, entra na Luckia.pt e descobre todas as apostas de futebol e os prognósticos da Taça de Portugal. Esta é a competição de futebol mais importante do país, atrás da Primeira Liga.

História da Taça de Portugal

A Taça de Portugal é organizada pela Federação Portuguesa de Futebol. É disputada anualmente por todas as equipas da Primeira e Segunda Divisão, bem como pelas equipas pertencentes às outras divisões inferiores. Ganhar esta competição é também muito importante, pois garante o acesso direto à fase de grupos da Liga Europa. Se a equipa que a vencer já se tiver qualificado para a fase de grupos da Liga dos Campeões ao terminar no primeiro ou no segundo lugar na liga, é a equipa que ficou no terceiro lugar a ser automaticamente premiada com a vaga europeia.

O número médio de equipas participantes é de 154 no total e esta é a 82ª edição que vai de 11 de setembro de 2021 até 22 de maio de 2022. Todas as eliminatórias são disputadas numa só mão, com exceção das meias-finais, que são disputadas a duas mãos. A final costuma-se jogar no Estádio Nacional do Jamor em Lisboa. O atual vencedor é o SC Braga, que derrotou o SL Benfica na final por 2-0, com golos de Lucas Piazón e Ricardo Horta.

Palmarés

A competição nasceu em 1938 e o primeiro vencedor foi o Académica de Coimbra, repetindo o título quase um século mais tarde, na época de 2012. Durante estes 81 anos, 13 equipas tiveram a oportunidade de levantar o troféu. O SL Benfica é a equipa mais vitoriosa nesta competição com 26 títulos. Depois, seguem-no de perto o FC Porto e Sporting CP, com 17 títulos. O resto do ranking completa-se com o Boavista com 5, Vitória de Setúbal, Belenenses e SC Braga com 3, Académica de Coimbra com 2 e Vitória de Guimarães, Leixões, Beira-Mar, Estrela de Amadora e Desportivo das Aves com 1 título.

Calendário de jogos da Taça de Portugal

1ª eliminatória

120 equipas participam nesta eliminatória provenientes da Terceira Liga, do Campeonato de Portugal e dos Campeonatos Distritais nos dias 9, 10, 11 e 12 de setembro de 2021.

Favoritos para ganhar a Taça de Portugal

Poderia dizer-se que para a 82ª edição da Taça de Portugal não existe um favorito claro, pois houve 5 vencedores diferentes nos últimos 5 anos. Estes são o SC Braga, FC Porto, Sporting CP, Desportivo das Aves e o SL Benfica.

Por um lado, o SL Benfica vai tentar erguer o troféu pela 27ª vez. Por outro lado, o FC Porto e o Sporting CP vão procurar o seu 18º título. O SC Braga, atual vencedor, tentará repetir o título pelo segundo ano consecutivo, que ademais seria também o seu terceiro título da Taça de Portugal neste século.

Conselhos para apostar na Taça de Portugal

Atualmente, poderia dizer-se que no futebol português quatro equipas destacam-se do resto. Estas equipas são o FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e SC Braga. Entre eles, ganham geralmente a maioria dos títulos em Portugal. Ao mesmo tempo, são os que quase sempre representam o país nas competições europeias.

Vencedor

Tendo isto em conta, apostar no vencedor da competição é sempre uma boa sugestão. Até agora neste século, das 21 finais da Taça de Portugal que se disputaram, em 17 delas ganhou um dos quatro clubes acima mencionados. Apenas Vitória de Setúbal, Académica de Coimbra, Vitória de Guimarães e Desportivo das Aves conseguiram quebrar esta estatística. Além disso, em todas as 21 finais, pelo menos um dos quatro grandes esteve presente na partida.

Golos/Jogo, vitórias casa, empates e vitórias fora

Apostar nestes mercados é também muito comum e viável. Nesse sentido, tendo em conta o último ano da competição, o número médio de golos marcados por jogo foi de 2,93. Ao mesmo tempo, houve um 40% de vitórias em casa, 10% de empates e 50% de vitórias fora de casa.

 

Em resumo, agora que já conheces todos os prognósticos da Taça de Portugal, entra na Luckia.pt e diverte-te a apostar nos jogos desta competição. Lembra-te que é muito importante apostar sempre com moderação e responsabilidade.